Traumatismo craniano: o que é? E quais sequelas pode causar?

Compartilhe
Traumatismo craniano: o que é? E quais sequelas pode causar?

Traumatismo craniano: o que é? E quais sequelas pode causar?

O traumatismo craniano é uma lesão que atinge somente o crânio, normalmente ocasionada por um forte impacto. Pode causar danos graves ao cérebro, como contusão ou coágulo sanguíneo. Neste último caso, o traumatismo craniano passa a ser chamado de traumatismo cranioencefálico. 


Causas 


As causas do traumatismo craniano podem envolver qualquer acidente em que a cabeça seja fraturada, como em quedas ou acidentes de carro. 

Sintomas 



· Alteração no nível de consciência; 
· Falas desconexas; 
· Dor de cabeça intensa; 
· Esquecimentos; 
· Hematomas e/ou inchaço na cabeça; 
· Perda da orientação temporal; 
· Náusea; 
· Vômito; 
· Ferimentos extensos; 
· Sangue ou outro líquido saindo pelo nariz ou pelas orelhas. 

Nem sempre esses sinais comprovam um caso de traumatismo craniano. Se batermos a cabeça e sentirmos qualquer um dos sintomas supracitados, precisamos buscar por ajuda clínica imediatamente para que o médico possa descobrir a causa desses sintomas. 

Tratamento 



O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira. 

O tratamento deve ser feito pelo neurologista. É geralmente iniciado por exames diagnósticos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. É por meio dos exames que são detectados os possíveis danos provocados ao cérebro ou fraturas no crânio. 

Assim, no caso de existirem danos leves, podem ser utilizadas injeções anticoagulantes para evitar a formação de coágulos no cérebro. Medicamentos intravenosos agem contra a inflamação cerebral e possibilitam a alta do paciente em até 48 horas após o internamento. O paciente, no entanto, deve manter a medicação via oral sob a orientação do médico. 
Já nos casos de traumatismo craniano grave, em que há a presença de hemorragias internas, fraturas ou lesões cerebrais graves, o método cirúrgico poderá ser acionado. Nessa situação, o internamento pode ser prolongado por vários dias.


Conte com uma equipe de emergência


A Medicar disponibiliza um time qualificado de profissionais da saúde preparados para lidar com as mais diversas situações. A empresa oferece atendimento domiciliar com o apoio de modernas Unidades Móveis, todas equipadas com um completo aparato médico necessário para atender dos casos simples aos mais graves. Além disso, ela possibilita um atendimento médico via telefone, disponível 24 horas para sanar possíveis dúvidas.