Saiba como evitar acidentes de trabalho na sua empresa

Compartilhe
Saiba como evitar acidentes de trabalho na sua empresa

De acordo com o estudo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde o começo de 2017 foram registradas 675.025 comunicações por acidentes de trabalho no Brasil.

E a questão é que além de colocar a vida do colaborador em risco, esses acidentes podem ser prejudiciais para a empresa, gerando afastamentos, a necessidade de contratação de substitutos e mudanças na rotina da organização. Dessa forma, é importante tomar medidas para evitar esses imprevistos.

Possíveis acidentes de trabalho

Antes de compreender as formas de evitar acidentes de trabalho, é importante conhecer os principais tipos de complicações que ocorrem em empresas e industrias. De acordo com o estudo, no topo da lista estão cortes, perfurações e feridas ocasionadas por rasgos ou contusões. Logo em seguida estão as fraturas, seguidas pelas contusões e esmagamentos.

Como evitar acidentes de trabalho

Confira abaixo uma lista de práticas efetivas na prevenção de acidentes de trabalho.

Realize análises de risco: A análise de riscos garante um ambiente seguro para os colaboradores, uma vez que identifica os possíveis problemas que podem ocorrer durante o expediente e, consequentemente, permite elaborar soluções e melhorias ergonômicas.

Crie campanhas de conscientização: Outro ponto essencial para a prevenção de acidentes de trabalho é a criação de campanhas de conscientização, para garantir que os colaboradores sigam todas as normas de segurança, como o uso de equipamentos de proteção, e verbalizem possíveis riscos encontrados na rotina.

Incentive a calma: A pressão excessiva e a pressa podem ser grandes influenciadoras nos incidentes. Por isso, é importante criar protocolos de produção e trabalho que respeitem um tempo médio confortável para a empresa e o colaborador.

Melhor forma de lidar com acidentes

Mesmo com a prevenção frequente, alguns acidentes de trabalho podem acabar ocorrendo na rotina da empresa. E a melhor forma de lidar com eles é mantendo a calma e apostando na agilidade para garantir um atendimento rápido e evitar possíveis complicações.

Desta forma, a Medicar é a uma grande aliada dos mais diversos tipos de instituições, já que promove um Atendimento Pré-Hospitalar no local solicitado com agilidade, reduzindo o tempo de afastamento em situações desnecessárias e garantindo um cuidado efetivo para com a saúde do paciente.

A Medicar conta com uma equipe especializada que faz com que 80% dos chamados sejam resolvidos dentro da própria empresa. Além disso, disponibiliza atendimento em domicílio, visando proporcionar comodidade e qualidade de vida para os associados.

RECEBA NOVIDADES