Queimou, e agora? Descubra como lidar com queimaduras!

Compartilhe
Queimou, e agora? Descubra como lidar com queimaduras!

As queimaduras estão entre os acidentes domésticos mais comuns. Afinal, quem nunca encostou em uma panela quente ou, ainda, passou um dia inteiro exposto ao sol e ficou com a pele prejudicada? Mas você sabe o jeito certo de lidar com esse problema? Descubra como lidar com queimaduras!

O que são queimaduras

Antes de saber como lidar com queimaduras, que tal entender o que são? Elas consistem em feridas traumáticas que podem ser causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou até radioativos.

Essas feridas afetam o revestimento do corpo, podendo atingir tanto a as camadas mais externas da pele, quanto músculos e tendões. Confira abaixo os tipos de queimadura.

Tipos de queimadura

Primeiro grau: As queimaduras de primeiro grau afetam a camada superficial da pele (epiderme), provocando vermelhidão e dor na região afetada. Elas geralmente são resultado do contato com objetos quentes ou da exposição prolongada ao sol sem o uso de protetores solares. A lesão demora de 3 a 6 dias para melhorar, podendo apresentar descamação.

Segundo grau: Esse tipo de queimadura não atinge apenas a epiderme, mas também a derme (camada intermediária da pele). Dessa forma, é caracterizada pela presença não só de vermelhidão e dor, mas também de inchaço e bolhas. Ela geralmente é resultado do contato prolongado com objetos quentes ou com água ou óleo ferventes. A recuperação da pele pode demorar até 3 semanas e não costuma deixar cicatrizes.

Terceiro grau: Essa queimadura é a mais grave, uma vez que atinge as camadas mais profundas da pele, podendo afetar inclusive nervos, vasos sanguíneos e músculos.

Em todo caso de queimadura é necessário contar com a orientação ou o atendimento de um profissional da saúde, para reconstrução da pele afetada.

Como lidar com queimaduras

Independente do tipo de queimadura, o primeiro passo para lidar com as feridas é sempre o mesmo: lavar o local com água corrente por aproximadamente 10 minutos. Essa etapa tem o objetivo de evitar que a pele permaneça quente e que queimadura atinja camadas mais profundas da pele.

Em seguida, é importante remover adereços (como anéis, relógios e pulseiras) que possam comprimir ou reter o calor. A roupa só deve ser removida se não estiver grudada no ferimento.

Depois, é essencial aplicar um pano lindo ou uma gaze – ambos umedecidos – no local afetado e entrar em contato com uma equipe médica. Vale destacar que as queimaduras de terceiro grau podem oferecer risco de vida, então é imprescindível o atendimento médico rápido.

Atendimento médico em casos de queimaduras

As queimaduras de primeiro grau geralmente não exigem atendimento médico, no entanto, para ter certeza da gravidade é importante receber uma orientação médica. Além disso, os demais tipos do problema exigem o acompanhamento de um profissional da saúde.

Diante desse quadro, a Medicar é uma grande aliada da saúde. Isso porque ela garante não apenas um Atendimento Médico Pré-hospitalar ágil, como o apoio 24 horas de uma Central de Atendimento Médico por telefone, que ajuda a sanar possíveis dúvidas e indica os primeiros socorros, explicando como lidar com queimaduras.

RECEBA NOVIDADES