Quedas: como evitar acidentes com idosos

Compartilhe
Quedas: como evitar acidentes com idosos

Você sabia que as quedas estão entre os acidentes mais comuns na terceira idade? A instabilidade postural, as mudanças na visão e outras questões típicas dessa fase da vida acabam afetando a mobilidade, o que favorece a ocorrência desse quadro. Só para se ter uma ideia, estima-se que, das pessoas que têm 80 anos ou mais, 40% caem a cada ano. Entenda os riscos dessas quedas e saiba como evitar acidentes com idosos.

Vale destacar que esse acidente pode ser ocasionado tanto por pequenos descuidos e obstáculos no dia a dia quanto por problemas de saúde preexistentes. Dessa forma, é essencial acompanhar o bem-estar do idoso de perto, verificando doenças junto a médicos.

O risco das quedas

Antes de descobrir como evitar acidentes com idosos, é essencial entender as possíveis consequências desses quadros na saúde física e psicológica do paciente.

As quedas geralmente provocam fraturas ósseas que afetam a mobilidade do paciente e podem resultar na necessidade de hospitalização ou repouso. A partir disso, o idoso acaba se tornando mais dependente de outras pessoas e sofrendo redução na qualidade de vida.

O quadro também pode afetar a autoconfiança, provocando medo de cair novamente e, consequentemente, estimulando o sedentarismo – o que facilita o surgimento de doenças como a atrofia muscular.

Medidas para evitar acidentes com idosos

A grande maioria das quedas ocorrem dentro de casa, no entanto, poderiam ser prevenidas com a adoção medidas simples. Confira abaixo algumas delas:
– Incentivar o uso de sapatos com solado antiderrapante;
– Estimular a prática de atividades físicas com o acompanhamento de um profissional
– Remover tapetes
– Colocar corrimão nas escadas
– Investir em barras de segurança no banheiro
– Evitar móveis baixos
– Ajustar a cama e o colchão para a altura do paciente
– Manter os ambientes da casa bem iluminados
– Não encerar o chão e manter os pisos secos
– Deixar telefones em locais acessíveis
– Garantir que os interruptores tenham fácil acesso
– Manter armários e gavetas em alturas acessíveis
– Preferir pisos antiderrapantes

A quem recorrer

Durante uma emergência, é importante manter a calma e contar com uma equipe médica de qualidade que realize atendimento ágil. Esse é o caso da Medicar, empresa que oferece Atendimento Médico Pré-hospitalar no local do chamado, promovendo um socorro rápido e, consequentemente, garantindo a saúde do paciente e tranquilidade dos familiares.

A Medicar ainda oferece fisioterapia e atendimento de enfermeiros em casa, além do serviço de Orientação Médica por Telefone (OMT), que ajuda a sanar dúvidas relacionadas à saúde. Ofereça já essa segurança para seus familiares!

RECEBA NOVIDADES