Primeiros socorros: descubra como tratar cortes

Compartilhe
Primeiros socorros: descubra como tratar cortes

Os cortes estão entre os acidentes de trabalho e domésticos mais comuns. No ambiente empresarial, eles são frequentes em indústrias e cozinhas de grande porte, já no espaço doméstico, podem ser ocasionados tanto na cozinha quanto em outros locais, sendo resultado do contato com objetos perfurantes ou cortantes. Confira abaixo como tratar cortes.

Tipos de corte

Os cortes podem ter diversos níveis de gravidade, mas geralmente são divididos entre superficiais e profundos.

Os primeiros são aqueles que atingem as camadas superficiais da pele, causando pequenas aberturas e sangramento em pequena quantidade. Esse tipo de corte habitualmente não deixa cicatriz.

Já os cortes profundos – como o próprio nome dá a entender – são os que atingem camadas mais internas, podendo, em casos graves, até afetar artérias, órgãos ou ossos. Nesse caso, o corpo não consegue se recuperar sozinho e é necessário contar com auxílio médico.

O que fazer para tratar cortes

Antes de entender o que é necessário fazer para cuidar dos cortes, é preciso conhecer algumas atitudes que não devem ser tomadas no momento da emergência. Os primeiros comportamentos a serem evitados são o NERVOSISMO e DESESPERO, pois eles podem agravar ainda mais a situação.

Independentemente do tipo de corte, a primeira coisa a se fazer é sempre a mesma: pressionar o local para estancar o sangramento. Para isso, você pode usar uma gaze ou um pano limpo e seco. Lembre-se de nunca aplicar pomadas ou outro tipo de produto sobre o local do sangramento sem indicação médica.

Os cortes superficiais (escoriações), exigem que o local seja lavado com água corrente e sabão o quanto antes! Nos casos de cortes profundos é necessário um cuidado maior durante o estancamento – por conta da quantidade de sangue eliminada através dele – e é importante que a vítima seja mantida deitada, para evitar a perda de sentidos.

Quando os cortes são graves também é importante acionar uma equipe médica, já que esses ferimentos podem exigir suturas (aplicação de pontos). Nesse caso, a Medicar pode ser uma grande aliada, uma vez que oferece um Atendimento Médico Pré-hospitalar rápido no local da chamada, o que evita complicações e pode prevenir afastamentos de profissionais do ambiente de trabalho.

A empresa ainda disponibiliza atendimento em domicílio, visando proporcionar comodidade e qualidade de vida para os associados.