Quem nunca passou por situações de engasgo? Se você nunca se engasgou ao longo da vida, ao menos deve ter presenciado alguém se engasgando. Durante esses casos, a maioria das pessoas não sabe o que fazer, se desesperam e acabam se engasgando ainda mais, ou não sabe como agir caso veja alguém engasgado.
Hoje vamos entender um pouco melhor o que causa, o que acontece durante e o que fazer em casos de engasgo.
O que é engasgo?
Um engasgo é o bloqueio da traqueia – órgão responsável pela passagem de ar para dentro e fora dos pulmões – por algum objeto estranho ao corpo como alimentos, utensílios e até mesmo fluidos como saliva, vômito e sangue.
Em nosso corpo, a traqueia é protegida pela epiglote, uma espécie de porta que se abre e se fecha de acordo com a necessidade do momento. Quando ingerimos alimentos ou líquidos, a traqueia se fecha para que nada se infiltre e chegue até o pulmão. Quando respiramos, a traqueia se mantém aberta para que o ar entre nos pulmões.
Quando há falhas no funcionamento da epiglote, os alimentos e líquidos podem acabar chegando ao pulmão, bloqueando a passagem do ar, o que causa asfixia e pode levar à morte dependendo da gravidade do engasgo.
E por oferecer risco de vida, algumas situações de engasgo podem ser classificadas como emergências médicas, e devem ser atendidas o mais rápido possível.
Como agir em casos de engasgos?
Em casos de engasgo, a primeira coisa a se fazer é avaliar se será possível ajudar a vítima. Caso você perceba que está além da sua possibilidade de oferecer ajuda, chame a emergência imediatamente!
Moedas, brinquedos pequenos, pedras, alimentos e outros objetos podem estar entre os motivos de engasgo. A manobra mais usada e conhecida mundialmente em casos de urgências como essas é a Manobra de Heimlich.
Essa manobra consiste em realizar uma pressão na região da ‘boca’ do estômago (epigástrio), resultando na desobstrução das vias aéreas. Confira a ilustração abaixo.
A Manobra de Heimlich pode ser usada em adultos e crianças maiores de um ano de idade. Ao abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen, posicione uma das mãos sobre o epigástrico e com a outra mão pressione a primeira mão, ao mesmo tempo que realiza um movimento de gancho, como se fosse levantar a pessoa. Continue o movimento até que a pessoa desobstrua as vias.
Em casos de criança a partir de um ano, o procedimento é o mesmo, contudo, você deve se ajoelhar para ficar do mesmo tamanho que a criança.
No caso de bebês, outra manobra deve ser usada. Ao constatar que o bebê está engasgado, você deverá, com a sua mão não-dominante (a que você não escreve), fazer uma forma de “V” ao redor da boca da criança. E com a mão dominante fazer pressões no espaço intercostal, como ilustrado na imagem abaixo.
Caso a criança continue engasgada, o indicado é que a manobra mude. Você deverá virar a criança de barriga para cima, e fazer pressões com os dedos indicadores e médio no centro do peito do bebê. Caso não haja desengasgo, o procedimento deverá continuar a ser feito até que o serviço de emergência chegue.
Serviço de Emergência
Agora que você já sabe como proceder em situações de engasgo e entende a necessidade do atendimento de forma urgente, conte com a Medicar! O Serviço de Emergencial garante orientação médica por telefone 24 horas por dia, além de atendimento com ambulância em situações de emergências. Saiba mais sobre o Serviço Emergencial.