O QUE FAZER DURANTE UM ENGASGO? VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA

Compartilhe
O QUE FAZER DURANTE UM ENGASGO? VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA

O QUE FAZER DURANTE UM ENGASGO? VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA

Quem nunca passou por situações de engasgo? Se você nunca se engasgou ao longo da vida, ao menos deve ter presenciado alguém se engasgando. Durante esses casos, a maioria das pessoas não sabe o que fazer, se desesperam e acabam se engasgando ainda mais, ou não sabe como agir caso veja alguém engasgado.

 

Hoje vamos entender um pouco melhor o que causa, o que acontece durante e o que fazer em casos de engasgo. 

 

O que é engasgo?

Um engasgo é o bloqueio da traqueia – órgão responsável pela passagem de ar para dentro e fora dos pulmões – por algum objeto estranho ao corpo como alimentos, utensílios e até mesmo fluidos como saliva, vômito e sangue.

 

Em nosso corpo, a traqueia é protegida pela epiglote, uma espécie de porta que se abre e se fecha de acordo com a necessidade do momento. Quando ingerimos alimentos ou líquidos, a traqueia se fecha para que nada se infiltre e chegue até o pulmão. Quando respiramos, a traqueia se mantém aberta para que o ar entre nos pulmões. 

 

Quando há falhas no funcionamento da epiglote, os alimentos e líquidos podem acabar chegando ao pulmão, bloqueando a passagem do ar, o que causa asfixia e pode levar à morte dependendo da gravidade do engasgo.

 

E por oferecer risco de vida, algumas situações de engasgo podem ser classificadas como emergências médicas, e devem ser atendidas o mais rápido possível.

 

Como agir em casos de engasgos?

Em casos de engasgo, a primeira coisa a se fazer é avaliar se será possível ajudar a vítima. Caso você perceba que está além da sua possibilidade de oferecer ajuda, chame a emergência imediatamente!

 

Moedas, brinquedos pequenos, pedras, alimentos e outros objetos podem estar entre os motivos de engasgo. A manobra mais usada e conhecida mundialmente em casos de urgências como essas é a Manobra de Heimlich.

 

Essa manobra consiste em realizar uma pressão na região da ‘boca’ do estômago (epigástrio), resultando na desobstrução das vias aéreas. Confira a ilustração abaixo.

Manobra de Heimlich

Manobra de Heimlich

A Manobra de Heimlich pode ser usada em adultos e crianças maiores de um ano de idade. Ao abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen, posicione uma das mãos sobre o epigástrico e com a outra mão pressione a primeira mão, ao mesmo tempo que realiza um movimento de gancho, como se fosse levantar a pessoa. Continue o movimento até que a pessoa desobstrua as vias.

 

Em casos de criança a partir de um ano, o procedimento é o mesmo, contudo, você deve se ajoelhar para ficar do mesmo tamanho que a criança.

 

No caso de bebês, outra manobra deve ser usada. Ao constatar que o bebê está engasgado, você deverá, com a sua mão não-dominante (a que você não escreve), fazer uma forma de “V” ao redor da boca da criança. E com a mão dominante fazer pressões no espaço intercostal, como ilustrado na imagem abaixo.

Caso a criança continue engasgada, o indicado é que a manobra mude. Você deverá virar a criança de barriga para cima, e fazer pressões com os dedos indicadores e médio no centro do peito do bebê. Caso não haja desengasgo, o procedimento deverá continuar a ser feito até que o serviço de emergência chegue.

 

Serviço de Emergência

Agora que você já sabe como proceder em situações de engasgo e entende a necessidade do atendimento de forma urgente, conte com a Medicar! O Serviço de Emergencial garante orientação médica por telefone 24 horas por dia, além de atendimento com ambulância em situações de emergências. Saiba mais sobre o Serviço Emergencial.

RECEBA NOVIDADES