O que é AVC?

Compartilhe
O que é AVC?

O que é AVC?

O Acidente Vascular Cerebral, popularmente chamado de AVC, figura-se de dois modos: o primeiro ocorre quando os vasos que levam o sangue ao cérebro entopem, chamado de AVC isquêmico; o segundo corresponde ao rompimento dos vasos sanguíneos, chamado de AVC hemorrágico. Este último causa uma paralisia no lado destituído de circulação sanguínea. Segundo o Ministério da Saúde, essa doença atinge mais homens do que mulheres e é a maior causa de incapacitação e morte em todo o mundo.


Sintomas
Assim como há dois tipos de AVC, temos também diferentes tipos de sintomas, o que possibilita distinguir o diagnóstico. Os sintomas do AVC isquêmico são: perda repentina da força muscular e/ou visão; dormência no rosto, pernas e braços; formigamento em um dos lados do corpo, além de alteração da memória.
Os sintomas do AVC hemorrágico correspondem a dor de cabeça repentina, acompanhada de náuseas e vômitos, além de inchaço ou pressão na cabeça.


Fatores de risco:

Hipertensão;
Diabetes;
Colesterol alto;
Sobrepeso;
Obesidade;
Tabagismo;
Uso excessivo de álcool;
Idade avançada;
Sedentarismo;
Uso de drogas ilícitas;
Histórico familiar;
Ser do sexo masculino.

Diagnóstico e tratamento


O tratamento é realizado com urgência no pronto atendimento. Nele, são administrados trombolíticos e anticoagulantes que podem diminuir a disseminação dos danos. A cirurgia pode ser indicada para retirar o coágulo ou êmbolo (endarterectomia), além de aliviar a pressão cerebral ou revascularizar veias ou artérias comprometidas.

RECEBA NOVIDADES