O que causa desmaios?

Compartilhe
O que causa desmaios?

Você já desmaiou? Ou já viu alguém desmaiando? Situações assim não são nada agradáveis, pelo contrário, nos deixam muito preocupados. Mas o que pode causar um desmaio? 

 

A síncope, popularmente chamada de desmaio, consistente em uma perda temporária da consciência. Geralmente as síncopes acontecem de forma instantânea, e o indivíduo não demora para voltar à consciência.Os desmaios, na maioria das vezes, não oferecem riscos à saúde, mas é indispensável que o motivo que o causou seja investigado, pois ele sim pode oferecer riscos.

Sintomas do desmaio

Dificilmente o indivíduo saberá quando sofrerá um desmaio, pois os sintomas ocorrem durante e depois da perda de consciência. Entre eles, o desmaio pode ocasionar:

 

  - Fraqueza muscular generalizada

  - Palidez

  - Tontura

  - Suor frio

  - Formigamento no corpo

  - Perda da consciência

 

O que pode causar um desmaio?

Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar longos períodos sem comer, exposição demasiada ao sol, sofrer fortes emoções, estar em locais apertados e com pouco ar, cefaleia (dor de cabeça) e problemas no fluxo sanguíneo para o cérebro são uns dos principais causadores.

 

A maioria dos motivos mais comuns que causam desmaios são de situações ocasionais, ou seja, fatores externos que influenciam o organismo. 

 

Síncope vasovagal

A síncope vasovagal é um dos motivos mais comuns entre os desmaios. Isso ocorre quando a pessoa fica por um longo período em pé, causando um acúmulo de fluxo sanguíneo nas pernas, o que prejudica a irrigação sanguínea para das demais partes do corpo, principalmente para o cérebro.

 

Com o fluxo sanguíneo prejudicado, o cérebro envia sinais ao coração para que bombeie mais sangue para o tecido cerebral. Por sua vez, o coração se sobrecarrega com o serviço extra de tentar compensar o sangue acumulado nos membros inferiores. Para corrigir a situação, o cérebro dilata os vasos sanguíneos, o que ocasiona uma brusca queda de pressão, causando então o desmaio.

 

De forma geral, os desmaios causados por síncope vasovagal apresenta uma recuperação rápida e sem complicações como confusões mentais. Mas é importante que o paciente receba assistência médica para maiores investigações a respeito da sua saúde.

 

Atendimento médico 

Com os serviços Medicar você recebe atendimento pré-hospitalar em qualquer urgência ou emergência médica, no local em que você estiver. Saiba mais.

RECEBA NOVIDADES