Dicas para uma boa postura ao dormir e ter uma qualidade de vida melhor

Compartilhe
Dicas para uma boa postura ao dormir e ter uma qualidade de vida melhor

Deitar, relaxar e dormir pode ser um dos momentos mais agradáveis para quem tem uma rotina pesada e corrida. Nada melhor do que descansar, renovar as energias e acordar preparado para mais um dia. Mas e quando você acorda mais cansado do que foi se deitar, e as dores na coluna persistem durante vários dias? O que era para ser um sonho pode se tornar um pesadelo. Venha entender como a posição que você dorme influencia no seu dia a dia e como dormir de forma confortável.

 

O que acontece durante o sono?

Durante o momento de sono, os nossos músculos relaxam e nossa respiração desacelera, o que nos leva a um estado quase total de repouso. O nosso sistema imunológico se fortalece e alguns hormônios para a manutenção do nosso organismo são liberados, como o hormônio do crescimento, principalmente durante a infância e a adolescência.

 

Durante o nosso ciclo de sono, o hormônio de leptina também é liberado. Essa substância é responsável pela sensação de saciedade, e é por essa razão que quem não tem um bom ciclo de sono pode engordar com mais facilidade.

 

Como ter uma boa noite de sono?

Agora que você já sabe a importância de ter uma boa noite de sono, é imprescindível que você adote algumas atitudes para garantir um bom descanso, e é claro, uma boa qualidade de vida.

 

Para ter uma boa noite de sono, é necessário que o corpo esteja em uma posição agradável e confortável e que sua coluna esteja alinhada. Caso contrário, dores ósseas e musculares podem surgir.

 

Escolha um colchão adequado

Não existe o colchão ideal. Não há nenhum tipo de colchão que sirva para todas as pessoas do mundo. Porém, existe o colchão adequado para cada pessoa. Em razão disso, é importante que você pesquise, teste e até receba orientação médica e ortopédica.

 

O importante é que você não tenha um colchão muito mole e nem muito rígido. Opte por um colchão que esteja no meio-termo e te faça acordar com uma sensação de descanso e sem dores. Na imagem abaixo, você consegue compreender, de forma ilustrativa, como o colchão deve se adaptar ao seu corpo, proporcionando o alinhamento de sua coluna.

Posições para dormir

Caso você prefira dormir de barriga para cima, utilize um pequeno travesseiro abaixo dos joelhos. Assim, os possíveis prejuízos da coluna serão mitigados, além dessa prática contribuir com a melhora do alinhamento do corpo.

 

Se dormir de bruços for uma opção mais confortável para você, é importante que um travesseiro seja colocado abaixo do estômago e da pélvis. Assim, a tensão nessa região da coluna será diminuída e o alinhamento da coluna será preservado.

 

Ao dormir de lado, use um travesseiro entre os joelhos, pois deste modo sua coxa não desalinhará a coluna. É importante também que você dobre os joelhos, dando apoio à sua coluna.

 

Prevenção e qualidade de vida

É importante que você preze hábitos mais saudáveis para dormir e descansar, assim você poderá ter uma qualidade de vida melhor e mais saudável. A simples atitude de usar um travesseiro extra para dormir, por exemplo, pode te livrar de dores desnecessárias e evitar lesões musculares.

 

Precisa de orientação médica? A Medicar disponibiliza a Orientação Médica por Telefone, com médicos disponíveis 24 horas por dia para que os associados possam tirar as suas dúvidas e saber o momento certo de ir ao consultório médico. Entre em contato conosco e comece a cuidar de sua saúde!

RECEBA NOVIDADES