Coronavírus no local de trabalho? Saiba como prevenir

Compartilhe
Coronavírus no local de trabalho? Saiba como prevenir

Em razão dos casos crescentes de coronavírus no Brasil, a preocupação com a contaminação do vírus tem aumentado, pois a doença se alastrou rapidamente por diversos países mundo afora, o que levou à infecção de milhares de pessoas. Você já sabe como se prevenir do coronavírus no local de trabalho? Venha conferir algumas dicas e saiba como mitigar as suas chances de ser infectado pelo coronavírus e também por outras doenças contagiosas.

 

O coronavírus

Desde 1960, o coronavírus foi identificado como uma família de vírus que causa síndromes respiratórias, resfriados e pneumonias. Então é importante ressaltar que não se trata de uma nova doença ou de um novo vírus, e sim de um tipo de coronavírus que não havia sido identificado antes, isto é, uma nova versão desse vírus.

De forma geral, os principais sintomas do coronavírus são febre, dor, dificuldade para respirar, tosse e a evolução para uma pneumonia (quando a infecção atinge os pulmões).

 

Evitando o vírus no seu local de trabalho

Seja em um ambiente descontraído, ou em um escritório com regras rígidas, o local de trabalho tende a ter várias pessoas compartilhando o mesmo ambiente e, muitas vezes, os mesmos equipamentos, o que aumenta as chances de expor várias pessoas a uma ou diversas fontes de vírus diferentes.

 

É importante higienizar frequentemente com desinfetantes (álcool 70, por exemplo) as cadeiras, mesas, telefones, teclados e quaisquer outros equipamentos que sejam compartilhados. As superfícies desses objetos podem alojar o coronavírus e outros tipos de vírus e bactérias.

Outro método importante a ser adotado em casos de surtos é viabilizar o trabalho home office, se possível. Assim os colaboradores não contaminam os demais, e as chances de um surto se espalhar pelo escritório serão minimizadas.

 

Promova a higiene

A prevenção através da higiene é uma das melhores medidas a ser adotada. Caso o ambiente de trabalho não forneça nenhum aparato para higienização, procure sempre ter perto de você lenços para cobrir a boca e o nariz ao espirrar e tossir. Desse modo você evita contaminar o ar e superfícies que estejam perto de você. Lembre-se de descartar o papel usado o mais rápido possível.

 

Quando não houver lenços por perto, substituir a mão pelo antebraço para cobrir a boca e o nariz ao espirrar e tossir é uma opção melhor do que utilizar a mão, pois com a mão as chances de você contaminar outras pessoas e objetos são maiores. Confira abaixo alguns passos para lavar a mão de forma eficaz.

É importante também reconhecer que você não é de ferro. Caso esteja doente e manifeste sintomas como febre e dificuldades respiratórias, não vá ao trabalho. Procure um médico e fique em repouso para se recuperar.

 

A Medicar

Com o serviço de Área Protegida, a Medicar oferece serviço de atendimento pré-hospitalar em casos de emergências e urgências para funcionários e clientes que estejam dentro da área delimitada. Caso seja necessário, a ambulância leva o paciente até o hospital mais próximo, mas em 85% dos casos a emergência é resolvida no local. Saiba mais sobre esse serviço.

RECEBA NOVIDADES