Como é o tratamento do câncer? Tudo o que você precisa saber sobre essa doença

Compartilhe
Como é o tratamento do câncer? Tudo o que você precisa saber sobre essa doença

Com uma alta taxa da população que sofre com câncer, é necessário que haja informações disponíveis para todos. Entenda agora como funciona o tratamento do câncer, quais são os seus tipos e como eles são feitos. Se você ainda não leu a primeira parte desse artigo, confira agora (LINK texto3) para ter a informação completa.

 

Tratamentos para o câncer

Os tratamentos para tumores e câncer geralmente podem ser realizados com a intervenção cirúrgica. O médico cirurgião procura retirar todas as células cancerígenas e o tumor do local específico onde este se alojou. Caso haja metástase, o paciente pode passar por uma série de cirurgias para a retirada dos tumores.

Durante o procedimento cirúrgico, pode ser que alguma parte do tumor/câncer fique residual. Quando isso acontece, o paciente precisa ser levado para realizar procedimentos de quimioterapia e/ou radioterapia.

 

Quimioterapia

Como o próprio nome indica, o tratamento quimioterápico é realizado com compostos químicos específicos para a destruição das células cancerígenas. Contudo, células saudáveis também podem ser destruídas durante esse tratamento, pois os componentes químicos se espalham por todo o corpo através da circulação sanguínea.

 

A quimioterapia é administrada pela equipe oncológica (enfermeiros, médicos) de maneira venosa, ou seja, através das veias (sistema circulatório do paciente). O tratamento também pode ser medicado de maneira oral.

Existem alguns tipos de quimioterapia específicas para cada caso:

 

  • Curativa: quando é administrada para obter total controle sobre o tumor, e assim, combatê-lo.
  • Adjuvante: realizada após a cirurgia com o objetivo de eliminar por completo as células cancerígenas residuais.
  • Neoadjuvante: usada para diminuir o tamanho do tumor, para que assim a cirurgia possa ter maiores chances de sucesso.
  • Paliativa: usada para fornecer uma maior qualidade de vida, oferecendo mais tempo de vida.

 

Radioterapia

O tratamento com radioterapia é realizado com radiações ionizantes que possuem o poder de destruir e inibir o crescimento das células.

 

Semelhante à quimioterapia, a radioterapia também acaba afetando as células saudáveis, contudo de maneira mais controlada, pois somente a área que possui as células cancerígenas será atingida pela radiação, e apenas as células normais ao redor do tumor ou câncer será afetada. As células saudáveis possuem o benefício de poder se regenerar, algo que as células cancerígenas não possuem.

Existem alguns tipos de radioterapia:

- Radioterapia externa

- Radioterapia conformacional 3D

- Radioterapia de intensidade modulada (IMRT)

- Radiocirurgia estereotáxica

- Braquiterapia

 

Da mesma forma que a quimioterapia, a radioterapia pode ser usada como adjuvante (após o tratamento cirúrgico), neoadjuvante (antes do tratamento cirúrgico) e como tratamento paliativo (para aliviar os sintomas da doença, usado também para tratar metástases).

 

Outras alternativas de tratamento

Com o avanço da medicina, outras alternativas de tratamento foram criadas para melhorar e personalizar o tratamento para o paciente. A hormonioterapia é usada para diminuir a ação dos hormônios do organismo nas células tumorais a fim de bloquear o fluxo hormonal que os tumores malignos podem ter.

 

A imunoterapia é um tratamento biológico que usa anticorpos produzidos pelo organismo do paciente ou em laboratório. Deste modo é possível potencializar o sistema imunológico do paciente para que o organismo do paciente lute contra as células tumorais.

 

O transplante de medula óssea é usado para favorecer e substituir uma medula doente ou fragilizada por algum tipo de câncer específico. O transplante pode ser autogênico (quando a medula vem do paciente) ou alogênico (quando vem de algum doador).  

 

Como escolher o melhor tratamento

É indispensável que o paciente crie um diálogo e uma boa relação médico-paciente, a fim de que o médico apresente as melhores opções de tratamento e o paciente esteja munido de informações para que a melhor decisão possível seja tomada.

 

A Medicar

A Medicar oferece atendimento emergencial levando uma equipe médica junto de uma ambulância para atender o paciente, e caso seja necessário levá-lo até o hospital mais próximo, além de disponibilizar Orientação Médica por Telefone 24 horas por dia, onde os nossos associados podem tirar todas as suas dúvidas com um médico. Saiba mais.

RECEBA NOVIDADES