Como agir em situações de chuvas, enchentes e tempestades

Compartilhe
Como agir em situações de chuvas, enchentes e tempestades

O verão chegou, uma ótima época do ano para viajar, curtir e ficar com a família, afinal, as festas de fim de ano e o período escolar de férias nos permitem isso. Contudo, é importante se atentar, pois é durante esse período que as chuvas se tornam mais frequentes em decorrência das altas temperaturas.

 

Falta de infraestrutura

Nas grandes cidades, principalmente nos centros periféricos de moradia, onde as infraestruturas urbanas de escoamento de água são mais delicadas, é importante tomar cuidado, pois enchentes, inundações e até deslizamentos podem acontecer.

Não é incomum ver em jornais e noticiários a presença de notícias e coberturas ocorridas em casas, ruas e até mesmo cidades que são prejudicadas. Infelizmente, é frequente que vidas sejam perdidas nessas calamidades.

 

Abaixo, você pode conferir algumas dicas importantes a serem seguidas durante tempestades e enchentes.

 

Chuvas e tempestades

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

 

Se estiver fora de casa, procure locais onde possa se abrigar, como lojas e outros locais cobertos que podem ser uma opção na hora de se proteger durante uma tempestade. Se estiver dirigindo e perceber que seu carro pode ser levado pela chuva, desligue-o, abandone o veículo e procure um local seguro para se abrigar.

Raios

Durante tempestades e fortes raios, é indicado que você desligue aparelhos elétricos das tomadas e não fique próximo de árvores, janelas ou postes, pois estes podem atrair raios. Sempre se proteja em locais fechados.

 

É importante também que você priorize a sua segurança durante tempestades, portanto, nada de correr para tirar as roupas do varal. Outra dica importante é, se durante uma tempestade de raios o seu carro não correr o risco de ser levado por uma enchente, permaneça dentro do seu veículo, pois ele pode oferecer uma excelente proteção contra raios.

Deixe para usar aparelhos telefônicos conectados a fio apenas em situações de emergência, pois caso o poste ou a rede telefônica sejam atingidos por um raio, a eletricidade pode se propagar até o usuário, atingindo-o.

 

Enchentes e inundações

Se você mora ou trabalha próximo a rios e lagos, fique atento ao nível da água, pois você poderá ficar isolado caso o nível esteja subindo. Atente-se também em reunir amigos e familiares, e se abriguem em lugares seguros.

 

Deixe lanternas e baterias sempre por perto, pois você poderá ficar no escuro caso ocorra falta de energia. E já que estamos falando de energia, postes e fios elétricos podem ser derrubados durante o momento de enxurradas, por isso, não fique com os pés na água para que não haja o risco de você ser eletrocutado.

 

Priorize a sua vida, nada de tentar salvar objetos pessoais. Não importa o seu valor monetário, a sua vida vale mais!

 

Casos emergenciais

Há inúmeras formas de sofrer um acidente durante momentos críticos de chuvas e tempestades. Porém, manter a atenção e saber como agir em momentos como esses é o caminho certo para se proteger. Conte com a Medicar para atendimento emergencial com ambulâncias. Oferecemos primeiros socorros e encaminhamento para o hospital mais próximo ao local da urgência médica. Ter Medicar custa pouco, não ter pode custar uma vida! Entre em contato conosco e saiba mais. 

RECEBA NOVIDADES