Caí, e agora? Como lidar com lesões causadas por quedas

Compartilhe
Caí, e agora? Como lidar com lesões causadas por quedas

Ruas esburacadas e com desnível, falta de atenção ou até a simples prática de atividades físicas pode resultar em quedas e, consequentemente, provocar lesões tanto na parte superior quanto na parte inferior do corpo. Quer saber como lidar com essas situações? Então descubra quais são as lesões causadas por quedas e quais sãos os primeiros socorros.

Tipos de lesões causadas por quedas

As quedas podem ser provocadas por movimentações incorretas dos pés e tornozelos, dessa forma, as contusões, as entorses e as luxações são as complicações mais comuns. Vale destacar que fraturas, assim como os demais, também exigem atendimento médico rápido.

As luxações consistem em um deslocamento repentino da articulação, que faz com que os ossos percam o contato entre si. Esse quadro provoca dores intensas e, quando frequente, pode exigir a realização de cirurgias. As regiões mais acometidas são: ombros, quadril, joelhos, cotovelos, punhos e dedos das mãos.

Já as entorses – quadro que geralmente acomete os tornozelos – é o movimento anormal dos ossos que provoca lesões nos ligamos das articulações. Esse quadro é menos grave que a luxação, no entanto precisa de atenção e recuperação adequada para que não evolua com complicações.

Por fim, as contusões são o resultado da “pancada” e afetam apenas os tecidos e músculos, deixando a região dolorida, inchada e roxa. Essa situação tem menor gravidade que as demais e geralmente se recupera sozinha.

Como evitar lesões

Nem sempre é possível evitar as quedas, no entanto, algumas práticas ajudam a preveni-las, como o uso de sapatos com solas antiderrapantes, a observação frequente do chão, boa iluminação em casa e muita atenção com tapetes e tábuas soltas.

Além de prevenir os tombos, vale fortalecer as regiões facilmente afetadas, para que estejam firmes e consigam lidar com o possível imprevisto. Os atletas devem realizar alongamentos antes dos treinos, para garantir a segurança.

Primeiros socorros
Após sofrer uma queda que provoque dor em uma região e dificuldade de movimentação, é essencial entrar em contato com uma equipe médica imediatamente. Isso porque, como dito anteriormente, o quadro pode resultar em luxações, entorses ou até em fraturas ósseas. O diagnóstico exato só pode ser dado após a realização de avaliação com especialista, que pode exigir exames de Raio-X.

Outro ponto comum nos tratamentos é a aplicação de gelo para evitar o inchaço e amenizar a dor e a inflamação.

A quem recorrer

Nunca se sabe quando um acidente vai ocorrer e provocar agravamentos, por isso, é importante contar com uma equipe de emergênciamédica que possa realizar o atendimento no local do chamado com agilidade.

A Medicar disponibiliza uma equipe altamente qualificada para lidar com todos os tipos de urgências médicas, indo das lesões causadas por quedas até paradas cardíacas. Conheça todas as vantagens da Medicar que conquiste a segurança necessária.

RECEBA NOVIDADES