Atitudes que podem favorecer sua saúde mental durante o isolamento social

Compartilhe
Atitudes que podem favorecer sua saúde mental durante o isolamento social

Desde os primeiros sinais que uma possível pandemia poderia atingir o mundo, a preocupação e o medo tomaram conta de algumas pessoas. Isso porque os efeitos da pandemia podem afetar diretamente a saúde mental.

 

Por que a saúde mental pode ser afetada pela pandemia?

Com as diretrizes de isolamento social sendo aplicadas, muitos fatores podem complicar a vida social e econômica das pessoas. Devido a essas complicações, alguns problemas como a ansiedade podem surgir.

Os microempreendedores podem sofrer com o estresse e ansiedade do impacto econômico. Pessoas que já possuem problemas de saúde podem se preocupar ainda mais, e quem possuía uma vida ativa pode sentir de forma negativa os efeitos do isolamento social. Todos esses fatores podem impactar a saúde mental.

 

Como lidar com esses fatores de ansiedade?

Diante desses fatores, a melhor saída é procurar por medidas e hábitos que contornam o que está aumentando a sua ansiedade. 

 

#1 - Controle o fluxo de informações 

Ficar bem informado em situações de crise é muito importante. Mas priorizar a saúde mental requer tomar alguns cuidados. É indispensável que você você dose a quantidade de informação que está recebendo, pois grandes fluxos de informação com más notícias podem afetar a sua saúde mental.

 

#2 - Alterações na rotina 

Muitos trabalhadores estão assumindo as suas funções de casa através de práticas de home office. No entanto, muitos tiveram suas atividades de trabalho suspensas. Por isso, criar uma nova rotina pode auxiliar na adaptação enquanto a fase de isolamento durar.

Procure realizar atividades prazerosas, mantenha um sono regulado e realize atividades de alongamento para manter o bem-estar físico. 

 

#3 - Dúvidas em excesso podem aumentar os níveis de ansiedade

Durante esse momento tão delicado, onde todos os dias as notícias informam a respeito de casos críticos e dados alarmantes, inúmeras dúvidas a respeito dos sintomas de doenças podem surgir.

Esse alto nível de dúvidas e ansiedade pode prejudicar a sua saúde mental. Por isso, conte com o serviço de Orientação Médica por Telefone da Medicar. Assim que surgir alguma dúvida, você pode ligar para nossa central de orientações e conversar com um médico.

 

Entre em contato conosco e saiba mais.

RECEBA NOVIDADES