Ar-condicionado – como aproveitar o ar gelado e manter a saúde em dia

Compartilhe
Ar-condicionado – como aproveitar o ar gelado e manter a saúde em dia

Em pleno verão, nada melhor do que desfrutar da refrescância que só o ar-condicionado pode propiciar. Apostamos que você já se pegou aproveitando a sensação do ar gelado ao entrar em um estabelecimento que possuía ar-condicionado. Mas alguns problemas podem surgir com o uso prolongado e não adequado do aparelho.

 

O ar-condicionado

Com o avanço da tecnologia, os ares-condicionados possuem várias funções, mas de forma geral a função do ar-condicionado é filtrar e resfriar o ar do ambiente, o deixando mais confortável. Em razão disso, é muito comum instalarem ar-condicionado em locais como escritórios e indústrias.

Contudo, para o bom funcionamento e minimização dos impactos desse aparelho em nossa saúde, algumas atitudes em relação à higienização e controle de temperatura precisam ser tomadas.

 

Sujeira acumulada no ar-condicionado

A limpeza do ar-condicionado é indispensável. Os equipamentos devem passar por higienização periódica para evitar o acúmulo de partículas de sujeira, ácaros, mofo e poeiras.

 

Problemas respiratórios

Com o problema da sujeira acumulada, problemas respiratórios podem surgir. O ar muito gelado em conjunto à sujeira pode ser prejudicial para as vias aéreas (faringe, traqueia e brônquios). Além de que, pessoas que já sofrem com problemas respiratórios (como asma, bronquite, sinusite e rinite), podem sofrer ainda mais com os efeitos do ar-condicionado.

 

Choque térmico

Outro sério problema que o ar-condicionado pode causar é o choque térmico no organismo. Se ao adentrar em um ambiente gelado o seu corpo (organismo) estiver quente, o contato imediato com o ar gelado poderá causar um choque térmico, o que será capaz de desencadear paralisia facial, alterações pulmonares e afetar a sua imunidade, te deixando mais suscetível a vírus e infecções.

Dicas e manutenção para o ar-condicionado

Começamos o artigo falando sobre a maravilha do ar-condicionado para os dias de calor, mas também vimos o quão prejudicial esse aparelho pode ser. Contudo, o equilíbrio, moderação e boa manutenção são o segredo para aproveitar o ar-condicionado e manter a boa saúde.

 

  • Lembre-se de trocar os filtros do ar-condicionado dentro do prazo estipulado pelo fabricante. Isso vale para os aparelhos fixos, portáteis e de veículos.
  • Evite ficar abaixo dos jatos do ar gelado, diminuindo o seu contato com aspectos que podem ser prejudiciais à sua saúde.
  • Procure abrir janelas e portas dos ambientes ao menos duas vezes ao dia para a circulação natural do ar.

 

Preze a sua saúde e viva uma vida melhor e com mais qualidade. A Medicar está com você, conte com o nossos serviços de Orientação Médica por telefone 24 horas por dia, assim você pode tirar as suas dúvidas e conhecer novas atitudes que podem te ajudar a viver de maneira mais saudável. Entre em contato conosco agora mesmo.

RECEBA NOVIDADES